Nunca o aquecimento global, suas origens e suas soluções foram tão questionada em todo o globo como hoje. Todos os meios de comunicação trazem fatos sobre o que possivelmente ocorrerá daqui alguns anos, com o planeta e todos seus habitantes, alguns criam teorias apocalípticas e sensacionalistas, já algumas pesquisas nos trazem a mais pura verdade sobre o aquecimento global.
O Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (lied) realizou uma pesquisa com 100 cidades de 33 países, cidades brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Goiás. Estão nessa pesquisa,também, grandes cidades como Sydney(Austrália), Denver(EUA) e Roterdã(Holanda) participaram do estudo.
Com os resultados foi possível perceber que cidades urbanizadas não necessariamente são as responsáveis pelo maior índice de poluição, segundo Daniel Hoornweg, autor do estudo e especialista em urbanismo. Países que apesar de serem industrializados, mas que criam energia através de hidrelétricas e possuem uma economia baseada em serviços e alto investimento em transportes públicos de qualidade são os que possuem menor poluição per capita da população, como é o caso de Paris(França) que poluem 5,2 t/habitante/ano, poluição duas vezes menor que a poluição gerada pela cidade de Shangai que poluem 11,7 t/habitante/ano. Cidades como Shangai possuem uma industrialização pesada, o transporte publico é, praticamente, individual e sua energia criada através de carvão e são essas as principais culpadas pelos maiores índices de poluição.
A cidade de Roterdã ficou com a medalha de ouro no ranking das mais poluidoras, com uma poluição de cerca de 29,8 t/habitante/ano, logo atrás vem Denver e Sidney. As cidades brasileiras poluem mas não ultrapassam 3t/habitante/ano, no ranking das cidades brasileiras, a medalha de ouro vai para Rio de Janeiro com 2,1 toneladas de poluentes por habitante/ano, com medalha de prata vem Porto Alegre com 1,48 t/habitante/ano, com bronze vem São Paulo com 1,40 t/habitante/ano.
Por fim, creio que uma pergunta que deve ser feita a nós mesmos é: Será mesmo que só países de 1º mundo poluem? e onde está o protocolo de Kyoto para países emergente como China e Brasil que possuem ou uma industria muito pesada(China) ou muitas queimadas em seu território(Brasil)?
fonte: www.yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário